Conheça Angra dos Reis

Angra dos Reis é um município brasileiro situado na microrregião da Costa Verde, Sul Fluminense no estado do Rio de Janeiro. Localiza-se a uma altitude de 6 metros e possui em seu litoral 365 ilhas. Foi descoberta em 6 de janeiro de 1502, mas colonizada apenas a partir de 1556. Sua população aferida em 1º de Julho de 2009 era de 168.664 habitantes.

Possui uma área de 816,3 km². Os municípios limítrofes são Paraty, Rio Claro e Mangaratiba no território fluminense, e Bananal e São José do Barreiro no lado paulista.

Após 1872 entra em decadência com a inauguração das estradas de ferro, voltando a ocupar posição de destaque na terceira década do século XX quando um ramal ferroviário liga-o aos estados de Minas Gerais e Goiás, por ele escoando a produção agrícola dos mesmos.

Sua importância atual se dá pelo fato de ter como instalação subordinada o Terminal Marítimo da Baía da Ilha Grande – TEBIG da Petrobras, que movimenta grandes quantidades de petróleo e posiciona o porto de Angra como um dos mais movimentados do país.

Mar manso em perfeita harmonia com montanhas e cascatas faz de Angra uma das regiões mais belas do mundo. Angra virou ponto forte do turismo não só estadual, mas também nacional. Possui mais de três centenas de ilhas, muitas delas tendo por donos celebridades nacionais e internacionais, sendo a maior de todas denominada de Ilha Grande.

Principais atrativos, as ilhas, são desbravadas em passeios de barco. Quem não pretende alugar uma embarcação, pode circular em escunas do hotel que oferecem tour de um dia, com paradas para mergulho em meio aos peixes coloridos que tomam conta das águas verdes e cristalinas. Além de passeios pelas ilhas Angra oferece prática de mergulho, praias, quedas d’água, trilhas e diversas opções de passeios ecológicos e turísticos.